0

Características da criança de 2 e 3 anos

A- O Corpo



1- Energia: Come muito, dorme muito e cresce muito. Isto gera muita energia,que deve ser despendida.
2- Atividade: Está se desenvolvendo com muita rapidez e necessita de se mexer. A maior parte da sua aprendizagem nesta idade será feita através de correr,saltar,atirar,olhar,etc.
3- Desenvolvimento físico: Está desenvolvendo os músculos maiores ( dos braços, pernas, etc.) e ainda não se estabeleceram os reflexos mais delicados; por isso os músculos mais finos não se desenvolveram bastante. Eis a razão por que só poderá rabiscar e não sabe pintar dentro de um desenho, seguindo as linhas. Anda cada vez com maior segurança.
4- Cansaço: Despende rapidamente sua energia e cansa-se, devido ao muito movimento. Faz tudo com todo o seu ser. Reage, também, mais depressa do que um adulto.
5- Sistema Nervoso: o sistema nervoso da criança desta idade reage a todas as impressões que recebe, com o resultado que aprende mais através das emoções do que pelos processos da mente.

B- Mente




1- Concentração curta mais intensa: Pode concentrar-se numa só idéia por vez, e focaliza uma imagem apenas. Não divide sua atenção. Não pode chorar e olhar uma vaca ao mesmo tempo. Sua atenção é governada por circunstancias.
Pode prestar atenção na mesma coisa só dois ou três minutos de cada vez.
2- Compreensão limitada: Entende mais do que muitos adultos esperam, mas está na primeira fase do seu desenvolvimento mental. É somente o ensino bem simples e repetido que ela vai gostar e assimilar.
3- Vocabulário: Conhece uma 700 palavras e está sempre aprendendo palavras novas. Começa a falar com palavras soltas, mas logo vai formando frases simples. Daí vai para frente. Mas não pode expressar tudo que aprendeu. Presta atenção a uma estória curta e, depois de ouvi-la várias vezes, lembra-se apenas de fatos. se a estória é alterada, notará; porém, não é capaz de repeti-la. 
4- Memória Curta: Necessita que os fatos sejam repetidos. Gosta de ouvir as estérias muitas vezes, até conhecê-las bem.
5- Descobridor: Está descobrindo um mundo grande; seus horizontes vão se expandindo dia a dia. Conhece primeiro o mundo onde vive- mamãe, papai, os irmãozinhos, seu quarto, o lar. Vai descobrindo, também, a si mesmo.


C- Emoções
1- Reage ao clima emotivo: é sensível a emoções da mãe ou de outros com quem vive; aprende os medos dos outros.
2- Procura novas sensações: Aprende diariamente e procura experimentar coisas novas para ter sensações novas, táteis( procura pegar tudo), gustativas ( coloca tudo na boca), visuais,etc.
3- Não tem inibições: Não aprendeu ainda a dissimular. Quando está zangado, mostra-o; quando esta interessado, a mesma coisa.
4- Muito sensível: Por ter passado grande parte da sua vida no berço, sente-se tenso e inseguro ao estar junto de muita gente. Se uma criança chora, todas choram.
5- Assusta-se facilmente: As novas sensações que procura podem acabar assustando-o. ser separado da mãe é assustador. Será que ela volta? Sente-se seguro só com aquilo que lhe é familiar. Teme a escuridão, ruídos fortes, estar sozinho, pessoas estranhas, alturas.
6- Confiante: Deposita toda sua confiança nos que lhe são familiares. Acredita em tudo que lhe é dito, mas aos poucos descobre quando é enganado e vai perdendo esta confiança.

D- Vontade

Descobre que pode tomar decisões próprias, que é um individuo. Esta idade é caracterizada pelo "não", tanto da parte do adulto que lida com a criança, como da parte da criança. Nossa atitude deve ser vigiada para não provocar revoltas desnecessárias. Devemos criar oportunidades para ela tomar e fazer escolhas, para que vá desenvolvendo a vontade e o valor próprio.
É importante a disciplina correta,sabendo quando a criança deve se submeter e porquê. Disciplina acertada nesta idade poupa inúmeros problemas posteriores. 

E- Relações sociais



1- Egoísta: Ainda não sabe brincar bem com outras crianças, prefere brincar sozinha. Gosta, porém, de ter alguém por perto, mesmo que não pareça prestar atenção nela.
2- Simpática: Procura carinho dos outros, necessita mesmo deste carinho, o que nos valeremos para ensinar-lhe a cooperar e compartilhar com os outros.

F- Espírito


Todos nascem com uma natureza pecaminosa, mas,mesmo assim, acreditamos que as crianças desta idade estão na idade da inocência. Não tendo chegado a uma compreensão da diferencia entre o bem e o mal, não se acham sob a condenação. 
A criança já nasceu com o impulso da procura de Deus. Fica muito interessada em tudo quanto falamos dEle se está dentro da sua compreensão.
A característica mais saliente desta idade é a imitação. A criança imita os adultos. Por isso, a base para suas atitudes espirituais será colocada durante esta idade através do exemplo com quem convive.

Oração: ainda que não compreenda bem, reagirá positivamente ao ensino da oração- orações curtas e simples, antes das refeições, sentada no colo da mamãe, antes de dormir,etc.

Bíblia: Na hora da criança tomar banho, ou em outro momento de paz e alegria para ela, a mãe poderá repetir versículos bíblicos como " O Filho de Deus me amou" ( Gl 2:20), "... Todos pecaram" ( Rm 3:23). 
" Cristo morreu pelos nossos pecados" ( 1 Co 15:3), ou outros versículos similares. Não se deve fazer qualquer esforço para a criança repetir o versículo, mas a mãe repetirá o versículo e a referencia. estes ficarão na memória da criança para a vida toda.

0 comentários :