0

Como é o Céu


Como é o Céu?

Bases Bíblicas: - Apocalipse, Capítulos 21 e 22; João1:4 1-4; Lucas 24: 50-53; Atos 1:9-11.
Versículo para memorizar: João 14:2 - "Na casa do meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar."
Objetivo do Professor: - Ensinar a criança sobre o céu, criando nela um desejo de se preparar para viver com Deus no céu.
Ensino à criança: - Deus quer que você saiba que o Céu é a casa de Deus e que um dia poderá ser a sua casa também. Deus quer que você esteja preparado para quando este dia chegar.
Introdução: Coloque gravuras de céu espalhadas pela sala (céu com nuvens, com chuva, com o sol, com a lua e as estrelas, com pássaros, com avião). Pergunte as crianças o que elas sabem sobre o céu ( espere respostas). E diga: No culto de hoje, vamos conhecer um Céu diferente. O verdadeiro Céu!
Andamento: O Senhor Jesus, que é Deus o filho, vivia lá com Deus Pai, antes de vir a este mundo e nascer como um de nós. Ele veio para morrer na cruz por nossos pecados. Antes da sua morte, Jesus disse aos discípulos, um dia, que ia voltar para seu lar celestial. Disse: "Na casa de meu Pai há muitas moradas(casas) vou preparar-vos lugar"..., e disse mais:
"Voltarei e vos recebereis para mim mesmo, para que onde eu estou estejais vós também".
Mas, antes, do Senhor Jesus voltar para o céu, depois da sua morte na cruz, derramando seu sangue pelos nossos pecados e ressuscitado. Ele levou seus discípulos ao Monte das Oliveiras e disse-lhes: - Vão por todo o mundo e preguem o evangelho das boas novas de salvação, dizendo a todos que se arrependam dos seus pecados. Então levantou as mãos para abençoá-los e, enquanto fazia isso, começou a subir...subir... E uma nuvem cobriu-o, de modo que os discípulos não puderam mais vê-lo.
Enquanto os discípulos olhavam para o céu maravilhados, dois homens de roupas brancas apareceram ao lado deles, eram anjos mensageiros de Deus e disseram: - "Homens da Galiléia, por que vocês estão aí olhando para o céu? Esse mesmo Jesus que estava com vocês e que foi levado para o céu voltará do mesmo modo que vocês o viram subir."
O Senhor Jesus, que é o Deus Filho, voltou para o seu lar, para estar novamente com Deus o Pai. O céu é o lar de todos aqueles que receberam o Senhor Jesus como seu salvador. Você já o recebeu como seu salvador? Se ainda não o fez, pode fazê-lo hoje. Nenhum de nós vai ficar para sempre na terra. Não sabemos se partiremos quando grandes ou quando ainda crianças. Mas queremos estar prontos, não importa a hora da nossa partida, não é verdade? Estaremos prontos se recebermos o Senhor Jesus como nosso Salvador do pecado!
Agora vamos saber muitas coisas que estão escritas na Bíblia e que falam de como é o Céu. A Bíblia nos conta coisas maravilhosas a seu respeito! Fala-nos de coisas que há no céu e de outras que lá não existem. Professor, mostre gravuras relacionadas com o que iremos falar a partir de agora.
Primeiro vamos ver o que não há no céu:
1) Não há templos, ou igrejas no céu (Ap. 21:22). Porque a Bíblia nos diz que Deus, nosso Pai e Jesus, nosso Salvador são o templo. Não precisaremos de um prédio para prestarmos culto a Deus.
2) Não há sol nem lua no Céu (Ap. 21:22).Porque a glória de Deus brilha sobre o céu.
3) Náo há noite, nem escuridão no céu (Ap. 22:5). Porque no céu o dia é eterno.
4) Não há pecado no céu (Ap. 21:27). Pecar é fazer o que Deus não gosta. Aqui neste mundo há pecado por todo lado, e Deus nos diz na Bíblia que todos somos pecadores (Romanos 3:23). Mentir, brigar, desobedecer aos pais é pecado.Eu sei que sou pecador, pois já fiz coisas erradas. Você também reconhece que é pecador? Você sabia que, se morrermos em nossos pecados, não iremos para o céu? (João 8:21,24). Jesus morreu para perdoar os nossos pecados. Quando o recebemos como Salvador, Ele nos dá um coração limpo, preparando-nos para viver no céu.
5) Não há morte, nem tristeza, nem choro, nem dor e nenhuma doença no Céu (Ap. 21:4). Como é bom saber que não há morte no Céu,que viveremos para sempre. Não teremos um momento de tristeza no céu. Tudo será prefeito. Nunca mais choraremos ou sentiremos tristeza no céu porque Deus limpará todas as nossas lágrimas! No céu ninguém ficará doente e jamais terá dor nenhuma. Ao falar do céu, o lar Celestial, desejo logo conhecê-lo. E você?
Vamos agora ver as coisas maravilhosas que estão no céu:
1) Deus Pai e Jesus, Deus filho estão no Céu(Ap. 22:3,4). Deus e Jesus estão no céu assentados no trono. A Bíblia diz que veremos o rosto e as marcas das mãos e pés de Jesus , onde os pregos o feriram.
2) Os anjos estão no céu(Ap 5:11). Quantos anjos há no Céu? A Bíblia diz que há milhares e milhares de anjos no céu!
3) Deus tem um livro muito especial no céu (Ap.21: 27).Cada pessoa que já recebeu o Senhor Jesus como seu Salvador tem o seu nome escrito nesse livro especial. Não é maravilhoso saber que o nosso nome já poderá ser escrito no céu?
4) Há ruas de ouro no céu.(Ap. 21:19-21). Há doze lindos portões de perolas, um rio puro de água da vida, claro como cristal; e a cidade de ouro está construída sobre um fundamento de pedras preciosas.
5) A árvore da vida está no Céu (Ap.22:2). É uma árvore maravilhosa que produz uma espécie de fruto diferente em cada mês do ano.
Ensino à criança: Jesus tem um prêmio maravilhoso para você, para mim e para todos os que o aceitarem como salvador. Nós moramos neste mundo apenas algum tempo. Depois disso, aqueles que amam a Deus vão morar com Ele no céu e ser feliz para sempre.
Enquanto estamos morando aqui na terra, devemos obedecer ao que Jesus diz na Bíblia para sermos verdadeiramente felizes. Mesmo assim, vamos falhar e errar e por isso vamos ter tristezas e ficaremos frustados. Tudo não é como devia ser neste mundo. Temos felicidade quando decidimos ter a Jesus como Senhor das nossas vidas, mas mesmo assim, há problemas e dificuldades.
Felizmente temos a promessa de que quando aceitamos Jesus como Salvador, o nosso lugar está garantido no Céu, como disse Jesus: "Estou preparando morada para cada um de vós"! (João 14:2).
Não sabemos a hora em que iremos para o céu, e Deus quer assim. Ele quer que façamos a vontade dele enquanto estamos aqui na terra. Não devemos ficar preocupados demasiadamente com o céu. Não devemos ficar ansiosos para ficar aqui na terra, nem para ir para o céu. Devemos ficar contentes e fazer o que Deus quer.
As pessoas são curiosas para saber como é que vamos para o céu. Um menino perguntou a sua mãe, e ela explicou assim: - Filho, às vezes você dorme no sofá enquanto assiste à televisão, não é? E o dia seguinte você acorda em sua cama. Sabe como isso acontece? Mamãe e papai carrega você, em seus braços até o quarto. Quando você morrer um dia, Deus vai levar você para o céu. Você não vai sentir nada, simplesmente estará no céu com Deus. Isso vai acontecer na hora certa, tudo planejado por Deus.
Nós já sabemos que o céu é o lar de Deus. Sabemos que Jesus foi para lá preparar um lugar para cada pessoa que o aceitar como Salvador. Saibam, crianças, eu quero ser uma delas. Você tem certeza de que já receberá o prêmio de ir para o céu morar com Jesus? Se você ainda não recebeu Jesus como seu Salvador, você pode fazer isso agora?
Você receberá o perdão dos seus pecados. Deus escreverá seu nome no livro da vida, você se tornará um filho de Deus, ganhará a vida eterna e um dia irá morar no Céu! Receba-o agora mesmo. (Faça convite e oração).
Oração final: - Ore agradecendo a promessa do céu para nós, e que todas as crianças possam ter a certeza de que vão para o céu um dia.
Atividades em Classe: 1 - Perguntas de recapitulação: Certo ou errado.
1)O Céu é o lar de Deus? (certo).
2)O sol e a lua brilham no Céu? (errado).
3) No Céu não haverá tristeza, nem choro, nem morte? (certo).
4)No Céu entrarão aqueles que têm o seu nome escrito no livro da vida? (certo).
5) Todas as pessoas entrarão no Céu um dia? (errado).
6) Deus está sentado no trono no Céu? (certo).
2 - Perguntas e respostas.
1) As pessoas pecam no céu? (Não há nenhum pecado ou tipo de erro no céu).
2)Quem mora no céu? ( Deus, os anjos e todas as pessoas cujos nomes estão escritos no Livro da Vida).
3) Todo mundo virará anjo no céu? (Não, as pessoas continuam como pessoas e os anjos como anjos).
4) As pessoas tocam harpas e cantam todo o tempo? (Não sabemos se haverá harpa no céu. Sabemos que haverá bastante louvor e adoração, mas também as pessoas terão descanso e oportunidade de servir a Deus. Não sabemos tudo o que as pessoas farão, mas já que o céu é chamado de paraíso, deve ser muito agradável e interessante).
5) Vamos viver em família no céu? ( Uma das melhores coisas no céu é que todos serão uma grande família. Não haverá ciúmes, brigas, ódio ou raiva. Sabemos que vamos sentir muito amor).
6) Vamos sentir saudades das pessoas e coisas aqui da terra? ( Não teremos um momento de tristeza no céu. Tudo será perfeito. Nunca mais choraremos ou sentiremos tristeza).
7) Que tipo de casa teremos no céu? ( Sabemos que o céu será nosso lar para sempre, mas não sabemos exatamente como. Sabemos que nossos corpos serão perfeitos e que não vamos ter necessidade nenhuma. podemos ter certeza que o céu será melhor do que podemos imaginar).
8) Quando vou para o céu? ( Quando alguém que já aceitou Jesus como Salvador morre, ele vai diretamente para o céu).
3 - Prepare uma capa para meia folha de papel ofício. Dê para cada criança meia folha de papel ofício e um lapís ou caneta. Cada criança escreverá uma mensagem falando sobre como é o céu e colocará o seu nome. As crianças menores poderão desenhar o céu, e você escreverá uma frase sobre o que elas pensam do céu. Todos os papéis serão colocados na capa, unidos por uma fita. O livro deverá ser entregue a um novo convertido ou a uma criança visitante.
4 - Em um papel pardo ou uma cartolina, permita as crianças desenharem o céu, utilizando papel dourado, pedrinhas, pérolas e purpurina dourada. Enquanto estão trabalhando, faça perguntas de revisão.
Memorização do versículo: João 14:2 "Na casa do meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar".
Introdução: ( Coloque gravuras de casas simples, de mansões, de prédios, viradas para baixo e peça a uma criança para pegar uma, mostrar para o grupo e dizer o que acha da casa na gravura. Escolha outra criança e permita fazer o mesmo).Pergunte: - Como são as suas casas e quem mora nelas. ( deixe somente algumas crianças responderem, depois retome acrescentando: - Em nossas casas, moramos juntos com a nossa familia. Chamamos a igreja de "a casa de Deus", pois é onde todos nós nos reunimos para adorar a Deus, mas a igreja não é onde Deus mora, não é o lar de Deus. O céu é o lar de Deus.
Vamos abrir a Bíblia e vamos ver um versículo que fala sobre o lar de Deus. Leia na Bíblia primeiro e depois no seu visual.
Explique: Quem está falando é o próprio Senhor Jesus. Quando Ele falou isto?( Logo antes de morrer na cruz). Onde está Jesus agora ( Ele ressuscitou e, mais tarde, voltou para o Céu). Conforme o versiculo, qual é uma das coisas que Ele está fazendo agora? ( Preparando um lugar para nós morarmos no céu).
Aplique: Jesus está preparando moradas para cada uma das pessoas que o receberem como Salvador e essas moradas são no céu. Eu quero ir para o céu um dia e você? Hoje vamos aprender muitas coisas sobre o céu, inclusive , como ir para lá!
Memorização: Leia o versículo todo, depois peçam que repitam todos juntos e vai repetindo conforme algumas coisas que você falar. Por exemplo: Quem está de branco, rosa, amarelo. gosta de pizza, de macarrão , de jiló, de batata, de abobrinha, de cachorro-quente...até que todos memorizem.
Ilustrações para utilizar na apresentação da lição:
Escrito por Marta Adriano Rabelo Rocha

Fonte:http://igrejabatistaagape.com.br

0 comentários :